Como instalar google adwords via google tag manager?

O google-tag-manager é uma ferramenta bem versátil, como vimos no post google-tag-manager - Introdução, podemos centralizar todas as nossas tags, pixels e scripts de parceiros em um lugar só. E claro que falando de google,  todas a ferramentas deles tem uma espécie de integração “nativa” com o google-tag-manager precisando apenas de poucos passos para uma implementação.

Ok, mas como eu consigo instalar o google adwords via google-tag-manager ?

1. Primeiro passo

Como podemos ver na imagem abaixo, é bem simples essa parte de seleção dos produtos né? É só clicar em Google Adwords e passar para o próximo passo.

Como adicionar google adwords no google-tag-manager - Passo 1

<div class="row newsletter">

<div class="col-lg-12 col-xs-12">
    <form action="#" class="form-horizontal newsletter-signup-post">
        <div class="loading-news none">
            <p class="message-news">Aguarde 1 momento, estamos te cadastrando na nossa newsletter...</p>
            <div id="spinner-news" class="sk-spinner sk-spinner-rotating-plane"></div>
        </div>
        <div class="widget style1 red-bg none" id="error-news-alert">
            <div class="row">
                <div class="col-xs-3">
                    <i class="fa fa-bell fa-5x"></i>
                </div>
                <div class="col-xs-9 text-right">
                    <p>Aconteceu algum problema no seu cadastro, favor tentar novamente, entrar em <a href="mailto:contato@metricasboss.com.br">contato</a>.</p>
                </div>
            </div>
        </div>

        <p class="if-success">Está curtindo o post? Assine nossa newsletter <br/>
            e fique por dentro das noticias do mercado de Web Analytics.</p>
        <div class="col-xs-12 no-padding">
            <div class="col-lg-6 no-padding col-xs-12">
                <input name="email_address" type="email" class="form-control" placeholder="Seu endereço e-mail">
            </div>
            <div class="col-lg-4 no-padding col-xs-12">
                <input name="name" type="text" class="form-control" placeholder="Seu nome">
            </div>
            <input name="origin" type="hidden" class="form-control" value="newsletter">
            <span class="input-group-btn"> <button type="submit" class="btn btn-success">Cadastrar!</button> </span>
        </div>
    </form>
</div>

</div>

2. Segundo passo

Após a configuração da tag escolheremos a opção acompanhamento de conversão e clicaremos em continue para dar segmento na implementação

Como adicionar o adwords no google-tag-manager - Passo 2

3. Terceiro passo

No passo 3, iremos adicionar as informações do Google Adwords para nossa tag, essa informações estão no painel do Google Adwords, ok? Com a observação de que o valor da tag é baseado no valor do pedido feito pelo seu usuário se você não sabe como adicionar uma variável personalizada clique aqui.

Como adicionar google adwords - Passo 3

4. Quarto passo

Pronto, após a configuração do id de conversão, do rótulo, da moeda e do valor da transação agora iremos vincular um acionador a essa tag. Nesse caso iremos analisar os dados na página de finalização de pedido devido a ser lá a finalização do fluxo de compra do usuário.

Como adicionar google adwords - Passo 4

Algumas observações

Foi fácil né? Agora precisamos ter em mente algumas coisas: Duplicidade é extremamente ruim para seu acompanhamento de conversão, logo se você está passando suas tags de parceiros para o google-tag-manager não esqueça de remover as implementações antigas do seu código, beleza? Como falamos lá em cima deveremos criar uma variável(Macro) para receber o valor da transação do total do pedido, faremos isso pensando em um cenário onde não temos um valor fixo para a transação, caso você tenha um valor fixo (ex.: Curso Online - R$ 79,90) é só voce adicionar esse valor no campo em questão. Caso você ainda não sabe como criar uma variável personalizada clique aqui.