Como implementar o Enhanced Commerce guia definitivo parte 2

No primeiro post da série Como implementar o Enhance Commerce via google tag manager, vimos como é feita a implementação dentro do código para que tudo funcione. Hoje iremos aprender como configurar todas aquelas tags dentro do Google tag manager.

A configuração das tags dentro do GTM é composta de tags que estão dentro do pageview padrão do Google Analytics e tags de evento do GA, para ficar mais simples vamos dividir essas tags :D Caso você não tenha lido o ultimo post ainda pode dar uma olhada aqui

Tags que ficam dentro do pageview padrão

Tags que ficam dentro de eventos do GA


Habilitando enhance commerce para tag do pageview


1. Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

2. Na opção de Configuração do Google Analytics selecione a opção nova variável

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

3. Nas configurações das variavel adicione seu código de acompanhamento e clique em mais configurações

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

4. Clique em comércio eletrônico e selecione a opção “Ativar recursos do comércio eltrônico avançado” e “Usar a camada de dados”

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

5. Clique em salvar e adicione um nome a sua variável

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

6. Adicione seu acionador e salve sua tag

Crie uma tag de pageview dentro do seu GTM

Pronto, com essa configuração dentro da sua tag de pageview do GA todas as nossas tags que são baseadas no carregamento já estão sendo capturadas, agora vamos para as tags que precisarão de eventos?

Criando os acionadores

Antes de iniciar a criação dos acionadores vamos re-capitular um pouco os eventos customizado que implementamos no nosso código.

  • productClick
  • addToCart
  • removeFromCart
  • promotionClick
  • checkout
  • checkoutOption

Agora que listamos todos os eventos que deixamos dentro do nosso código vamos ao GTM criar todos eles. Para ser mais simples irei criar somente 1 deles, mas vocês criem um para cada um beleza? Vamos lá!

1. Em acionadores clique em novo

Criando acionador

2. Clique em configurações do acionador e selecione evento personalizado

Criando acionador

3. Adicione o nome do evento em questão nesse caso iremos usar no exemplo “productClick” e clique em salvar

Criando acionador

4. Refaça o processo adicionando os outros eventos :D


Criando o evento do Google Analytics

1. Em tags clique em novo e selecione Universal Analytics para o tipo de tag.

Criando acionador

2. Selecione o tipo de acompanhamento para evento e coloque como Categoria, Ação os valores “EC” e {{Event}}

Criando acionador

3. Selecione a variável googleAnalyticsConfig no campo de configuração do Analytics

Criando acionador

4. Em acionadores selecione todos os acionadores que citamos acima

Criando acionador

5. Clique em salvar sua tag e publique :D

Uma grande observação

Como vocês observaram, adicionamos eventos de checkout como tag de evento, isso ocorre somente em checkouts onde o usuário não troca de página e sim um estado dentro da mesma, beleza?

É isso pessoal, em breve iremos disponibilizar dentro do nosso facebook um ambiente onde vocês poderão ver todas essas tags, fiquem de olho.