Como funciona a instalação de pixel de afiliados?

Instalar pixel de afiliados não deveria ser difícil :D

Antes de tudo precisamos entender o que é pixel? No mundo do marketing digital pixel, é uma técnica utilizada para transportar dados de afiliados, parceiros e outras ferramentas. Os pixels servem para computar vendas, acessos, cadastros tentando levar essa informação para seu data-base de maneira menos invasiva no computador desse usuário que não faz ideia sobre o que está acontecendo.

Como funciona o processo de disparo de pixel?

Vamos imaginar o seguinte cenário: Um usuário está navegando em um blog de moda, no meio do processo de leitura o mesmo se depara com um link de calças com 70% de desconto, sem titubear o usuário clica nesse link e vai para a loja com o link da seguinte maneira:

http://ecommerce.metricasboss.com.br/70-off?utm_source=afiliado&utm_medium=half_

O que esse link está trazendo de informação pra gente? Primeiro passo para entender é separar esse link em pedaços :D

http:// ecommerce.metricasboss.com.br /70-off ?utm_source=afiliado&utm_medium=half_sky

Primeiro nós temos o protocolo http://, em seguida do domínio ecommerce.metricasboss.com.br, logo após o subdiretório /70-off e finalmente os parâmetros utms nas urls ?utm_source=afiliado &utm_medium=half_sky.

Os parâmetros utms na url são responsáveis por marcar a origem e a mídia na qual originou a sessão desse usuário, além do utm_source e utm_medium, existe uma série outros parâmetros que podem te ajudar a mensurar trafego das suas campanhas. Se você quiser saber mais sobre utms acesse aqui.

Continuando nosso exemplo, nosso usuário ao abrir o site da uma olhada na vitrine compara alguns modelos e decide clicar no link de um produto, o que aconteceria com a url que esse usuário está acessando?

Exatamente, ela iria mudar para a url do produto, perdendo toda a parametrização que havia nela. E agora como você mensuraria essa compra contabilizando ela para seu afiliado?

Primeiro para fazer isso funcionar precisaríamos voltar um passo atrás do fluxo desse nosso usuário, chegando assim no momento que ele acessa a nossa página, não seria ótimo se a gente pudesse armazenar esses parâmetros dentro de alguma variável, ou “banco de dados”, algo que mesmo que se o usuário trocasse de página ficaria ali, armazenando bonitinho a origem que trouxe no comprador? Pois então, isso existe e o nome é cookie.

Cookie são pequenos fragmentos dados armazenados no seu computador, quando um servidor web envia uma página para o navegador e por exemplo: A conexão do usuário é perdida, perdemos todas as informações desses usuário. Cookie foi uma tecnologia inventada para solucionar esse problema.

Agora que já sabemos como manter dados dos usuários armazenados no computador do mesmo, vamos voltar para o nosso exemplo.

Mantendo a gente no momento do exemplo que o usuário acessa o nosso site, o que precisamos agora? Criar um script que capture esses dados e armazene em um cookie certo? CERTISSIMO. Vamos imaginar que já pedimos isso para nosso desenvolvedor e nosso script esteja pronto e já cumprindo o seu papel, qual é o próximo passo?

Agora sim, continuando nosso exemplo. Com um cookie referente a sua origem, o nosso usuário clicou em um produto, entrou no nosso fluxo de compra e fechou um pedido em nossa loja. É chegado o momento tão esperado de disparar o tal pixel certo? Um pixel é composto de uma url que irá passar dados dessa transação para nosso afiliado, toda vez que o cookie setado seja referente ao mesmo. Ou seja, se o usuário que gerou a sessão foi zanox e na página de finalização de pedido o cookie setado ainda estiver marcado como zanox, deverá ser disparado o pixel da zanox.

Vamos ver um pouco mais na prática como funcionaria isso, vamos imaginar que na documentação de nosso afiliado é marcado como obrigatório que na hora do disparo desse pixel é necessário passar 2 informações, o ID dessa transação e o valor do pedido sem o frete, vamos ver como ficaria essa url?

http://afiliado.com.br/cpa?transactionId=&transactionWithoutShipping=

Nesse caso o que seu desenvolvedor precisa ter em mente:

1️⃣ Existe no meu e-commerce uma página de finalização de pedido? 2️⃣Na minha página de finalização de pedido eu tenho acesso a dados da transação do usuário?

Contendo essa informações fica muito fácil implementar o pixel do seu afiliado, caso não tenha esses dados nessa página é necessário pré-processar para que essas variáveis fiquem disponíveis, claro, de acordo com a tecnologia que está sendo utilizada, blá, blá, blá. O grande problema na implementação de pixels desses afiliados é a falta de padrão, cada afiliado pode ter seu jeito de implementar seu pixel, pode! Porém, a maneira com que esse cookie é contabilizado é parte de uma regra de negócio do mesmo e não deve ser jogada no colo do cliente para ser implementado.

Existe um jeito mais fácil de fazer isso tudo?

Sim, por isso esse post existe na verdade. A métricas boss sabendo dessa necessidade criou o Affly, um script que controlador de cookies e disponibilizou totalmente de graça para o uso. Para os fortes que ficaram até aqui no final, esse post é o inicio de uma série que irá mostrar de maneira simples como implementar todos os pixels de afiliados do mercado de marketing digital do BR HUE :D

Dúvidas? Comentários? Sugestões?

Mande um e-mail para gente contato@metricasboss.com.br, até a próxima :D

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