Como criar listas de Remarketing com o Google Analytics

remarketing via google analytics

Se você esta lendo esse post não precisamos nem falar que o Google Analytics é uma excelente ferramenta ainda mais quando utilizada em conjunto com as publicidades do Google como o Adwords, Display, Adsense e Remarketing!

Hoje ensinaremos como criar listas de remarketing do adwords através do Google Analytics. A principal diferença entre criar a lista via GA ou Adwords é a quantidade de dados que o Google Analytics possui que no Adwords não é possível saber, ou seja, conseguimos criar listas mais precisas, segmentadas e inteligentes com os dados do GA! :)

PS: As listas só funcionarão se você já faz Remarketing, caso contrário necessita começar uma campanha, instalar o script e só após isso funcionará no GA.

Como criar listas de remarketing no Google Analytics?

Primeiro você precisa integrar o google adwords com o analytics e para isso basta clicar aqui, que já temos um passo a passo exemplificando.

Agora que você já fez a integração, vamos aprender como criar as listas de remarketing.

1 – Acesse a tela de Admin e clique em definições de público

listas de remarketing via google analytics 1

Nessa tela você vai clicar em público-alvo que é a forma manual e mais detalhada para criarmos as listas de remarketing de acordo com as estratégias que quer definir.

</br>


2 – Selecione a conta de Adwords que você vai criar os públicos

listas de remarketing via google analytics 2

Preste bem atenção que aqui você também precisa informar qual a propriedade que você vai executar as estratégias. Se você tem mais de 1 propriedade você precisa definir de qual o Google Analytics vai puxar os dados e após isso precisa selecionar a conta do Adwords para qual a lista vai ser exibida.

3 – Agora que começa a Brincadeira!

listas de remarketing via google analytics 3

Com o passo a passo finalizado o Google Analytics exibirá 2 opções, as ideias de listas já criadas por eles ou a possibilidade de criar uma nova lista.

Caso ainda tenha dúvidas de como criar as listas de remarketing, veja o vídeo do Google Analytics abaixo explicando:

Agora que já aprendeu a acessar essa poderosa área do GA, vamos entender o que são aquelas listas já criadas pelo GA.

Listas de Remarketing definidas pelo Google Analytics:

Lista Inteligente – Nessa lista o Google Analytics se baseia no histórico de conversões da empresa e cria listas de usuários com maior probabilidade de converter;

Todos os Usuários – A campanha impactará TODO mundo que acessa o site. Aconselhamos essa campanha mais para quem ter foco em impressão da marca, fora isso é muito abrangente;

Novos Usuários – Serão impactados usuários que tiveram APENAS 1 sessão no site, ou seja, pessoas que não se engajaram com seu site;

Usuários Recorrentes – Usuários que tiveram mais de 1 sessão no seu site, ou seja, pessoas que se engajaram e já acessaram seu site mais de uma vez;

Usuários que acessaram uma seção específica – Aqui você pode impactar os usuários que acessaram uma página específica do seu site, ou uma etapa do seu funil de conversão;

Usuários que concluíram uma conversão de meta – É possível impactar cada usuário que concluiu as metas cadastradas no seu Google Analytics, vai variar muito de acordo com as metas que você possui cadastradas, mas é possível impactar quem se cadastrou para receber emails, quem adicionou um produto ao carrinho e outros;

Usuários que concluíram uma transação – Essa é uma excelente estratégia para cross-selling e up-selling, você pode impactar somente as pessoas que já fizeram uma compra em seu site, ideal também para impactar pessoas para promoções.

Você não é obrigado a seguir essas dicas do Google, basta clicar em novo segmento e a tela abaixo com POSSIBILIDADES ABSURDAS aparecerá:

listas de remarketing via google analytics 4

Agora que já sabe criar listas de remarketing através do Google Analytics, esta esperando o quê para começar a criar e aumentar a sua conversão?

Veja 5 Listas PODEROSAS de remarketing via Google Analytics