Como criar anotações no Google Analytics?

Este é um recurso BÁSICO do Google Analytics mais um dos MAIS necessários e se você não sabe por que, clique aqui.

O recurso de anotações permite que TODO mundo que veja a conta do GA insira e veja as informações que ali foram inseridas, como na imagem abaixo:

anotações google analytics

Por que é importante criar as anotações?

Como mencionamos aqui, este é um grande gargalo entre os setores de TI e Marketing e além de tudo facilita muito no final do mês.

Imagina você parar para analisar no final do mês e lembrar de cabeça qual foi o motivo que o site teve um pico de acesso no dia 1? É para isso que servem as anotações, dessa maneira TODO mundo consegue analisar os motivos que fizeram o gráfico estar daquela forma. :)

Mesma coisa serve para TI, listar os motivos de um rollback, ou deploy e que ajudaram por exemplo a melhorar a performance do site em carregamento e velocidade.

Além de tudo, você cria um glossário que permite que todos consigam ver a informações e falem a mesma coisa, seja uma campanha que não deu certo, uma implementação que atrapalhou ou pelo lado positivo também! :)

Como criar as anotações no Google Analytics?

Criar as anotações no Google Analytics é muito fácil, mas muito mesmo! Basta seguir o passo a passo, começando por clicar na seta abaixo do gráfico como demonstra a imagem abaixo:

anotações google analytics 2

Ao clicar nessa seta, algumas informações vão aparecer e basta você selecionar a data e escrever a anotação.

anotações google analytics 3

Simples assim! :)