Como adicionar uma variável no google tag manager?

O quão legal não seria se a gente pudesse capturar variáveis do meu site no google-tag-manager, com isso eu conseguiria criar eventos baseados em informações dinâmicas e saber o valor total de uma transação e o céu seria o limite, correto? E se eu te disser que o google-tag-manager tem isso tudo pronto para você? Hoje iremos aprender a como adicionar variáveis personalizadas em seu site.

Tá, mas como eu adiciono uma variável no Google Tag Manager?

Bem, antes de pensarmos em adicionar uma variável vamos primeiro ver o que o google-tag-manager deixou pronto pra gente? Primeiro clique na aba da esquerda do seu google-tag-manager em “Variaveis”, Como podemos ver abaixo, existem uma série de variáveis que já vem prontas para gente.

Painel de variaveis google-tag-manager

Tem variáveis de páginas, erros, variáveis do próprio google-tag-manager, clicks, forms e até o histórico de navegação do usuário. Maneiro né? Pois bem, caso as variáveis que você queira criar não esteja nessa lista vamos ver como se adiciona uma variável no google-tag-manager.

Logo abaixo, dessa lista de variáveis pre-definidas pelo google-tag-manager, temos o botão adicionar uma nova variável. Clique nele e vamos para a próxima etapa.

Como adicionar variavel no google-tag-manager - Passo 2

Depois de clicar em adicionar uma nova variável, daremos de cara com a seguinte tela:

Captura de Tela 2015-11-23 às 17.55.13

O primeiro passo é selecionar o tipo da sua variável, não queremos nos enrolar, então nesse post iremos aprender como adicionar uma variável do tipo “Variável javascript” bem vamos selecionar a opcão então :)

Após selecionar a opção um campo para inserção da variável global que estará em seu código aparecerá:

Como adicionar variavel no google-tag-manager - Passo 3

Como podemos ver, adicionamos a variável transactionTotal após isso é só adiciona-la e sua variável estará criada. Mas, não acabou essa variável deverá estar dentro do seu código fonte como podemos ver abaixo:

    var transactionTotal = 1234;

Agora sim! Quando você for adicionar um evento por exemplo você pode usar essa variável para ser o valor dele como podemos ver abaixo:

Como adicionar variavel no google-tag-manager - passo 5