Como pesquisa de satisfação pode aumentar a sua conversão?

pesquisa de satisfação ajuda na conversão

Você faz pesquisa com seus clientes?

Todo mundo sabe que uma boa pesquisa de satisfação pode e ajuda muito a entender outros aspectos do seu negócio que estão um pouco fora da sua alçada.

Aprendi com uma excelente professora que o Marketing é não é o seu umbigo e aí que entra mais uma vez a pesquisa de satisfação. Não adianta saber tudo sobre seu negócio, em algum tempo você ficará “viciado” nele e com isso não conseguirá pensar tanto fora da caixa e até mesmo alguns erros não serão mais notados, pois tudo já virou paisagem para você.

A pesquisa de satisfação se de fato for feita, não pode ser uma métrica de vaidade, ela não pode servir para você falar:

“Nossa, 72% dos nossos clientes acham nosso site lindo!”

Lindo é algo relativo e daí que vem a métrica de vaidade! (Desculpe o trocadilho! rsrs). A pesquisa de satisfação é algo muito maior que isso, ela te ajuda a sair dos vícios de interpretação, e te ajuda a pensar fora da caixa como otimizar seu negócio.

Agora, você sabe que uma boa pesquisa pode te ajudar. Lendo o breve texto acima, isso ficou mais forte ainda na sua cabeça, mas…

Por que você não faz pesquisa com seus clientes?

Sabemos que provavelmente sua empresa não possui uma área de pesquisa, assim como não possui uma área de Web Analytics, mas você pode fazer pesquisas de satisfação para te ajudar a tirar dúvidas da galera de UX, TI, designer e muito mais.

Sim, a pesquisa pode ajudar a tirar essas dúvidas, mas como?

A grande sacada da pesquisa é você analisar tudo aquilo que você possui dúvida, listar, enumerar e colocar em ordem de prioridade, após isso é só agora pensar nas respostas que seus usuários podem dar para sanar aquelas dúvidas.

Pense no seguinte, quem melhor que seu usuário, a pessoa que viveu aquela experiência, de comprar em seu site, ler seu artigo do blog ou ver seu vídeo para te falar o que ele achou daquela experiência?

Mas como a pesquisa ajuda na minha conversão?

Você já analisou as informações que te deixam com dúvidas, elaborou as perguntas e as respostas, agora você precisar pensar em um benefício para seu usuário, sim , você ainda pode fazer da pesquisa uma boa ação de retargeting, oferecendo algum tipo de benefício para esse usuário responder a pesquisa, e depois ele pode voltar para comprar em seu site. :)

Além disso, o benefício é mais do que obrigatório, uma vez que seu usuário precisa parar para responder as perguntas e você quer que ele faça isso com vontade né?

Com as respostas dos usuários, você precisa agora validar as informações que as ferramentas de pesquisa te dão. As respostas são um conteúdo muito rico, pois como já falamos, nada melhor que seu próprio usuário falando aquilo que ele achou do seu site. Você precisa agora colocar em prática melhorias de acordo com as respostas para cada uma das perguntas que seu usuário respondeu. :)

E que ferramentas de pesquisa existem?

Para te ajudar a criar suas pesquisas, vamos listar agora algumas ferramentas. Todas elas possuem a sua versão free, ou seja, você nem precisa justificar seu investimento. :)

survey monkey

Survey Monkey a ferramenta mais conhecida para geração de pesquisas.  Possui conta premium e também grátis e na conta grátis já da para criar diversas pesquisas.

Além disso, o survey ainda possui dicas, modelos e tipos de questionários que facilitam ainda mais a criação do seu questionário. Você pode criar também um formulário do zero ou editar um já existente.

pimgpsh_fullsize_distr

Survio, é uma ferramenta mundialmente conhecida e chegou ao Brasil tem pouco tempo. Ferramenta de pesquisa utilizada pela mastercard, pfizer, disney, IBM e muito mais. Survio também possui suas contas grátis e premium e na grátis já é possível fazer questionários e editar alguns modelos.

Agora que você já sabe como uma pesquisa pode ajudar a aumentar a sua conversão e conhece 2 ferramentas grátis, tá esperando o quê para começar a fazer pesquisas com seus usuários?