Modificando e criando eventos usando expressões regulares

Fala galera beleza? Chegando aqui com atualização dentro do Google Analytics 4, saiu ontem no dia 03 de abril, agora você pode criar e modificar eventos usando expressões regulares (regex). Finalmente :)

Primero acho que antes da atualização é importante explicar o que são eventos modificados, dentro do Google Analytics é possivel criar um evento por modificação, esse é um recurso muito utilizado por quem não tem tanto acesso a implementações de eventos ou de implementação de uma camada de dados eficiente.

Esses eventos utilizam como base outros eventos para identificar novos eventos, loucura né? Mas da uma olhada no exemplo.

Vamos imaginar que eu implementei a minha tag de configuração e tenho todos os eventos coletados automaticamente dentro do meu fluxo de dado do Google Analytics 4, pensando nisso teremos um evento chamado page_view que representa o carregamento de uma página, certo?

Uma modificação de evento pode ser utilizada por exemplo para montar um evento de generate_lead, uma vez que eu identificar uma página que é a página de finalização de jornada desse usuário. Com isso podemos criar uma modificação de evento que faz o seguinte:

event_name é igual page_view && page_location é igual https://metricasboss.com.br/obrigado

Isso faria que essa combinação de evento disparasse um novo, que se chamaria generate_lead :)

As expressões regulares a.k.a regex, são padrões usados para realizar correspondências de texto. Elas são muito úteis para procurar e validar informações em um texto, além de facilitar a criação de regras mais complexas. No Universal Analytics, a implementação de regex era realizada diretamente no servidor do Google. Isso significava que o Google processava as expressões regulares e as aplicava nos dados coletados antes de apresentá-los no painel de controle do Analytics. Com o GA4, o processamento é feito diretamente no navegador.

Mas é importante ter cuidado para não usar regex malformados que possam prejudicar o desempenho do seu site. Por isso, aqui vão algumas melhores práticas:

Antes de usar regex, tente usar outros operadores, como correspondência exata ou contém. Faça testes com suas expressões regulares para ter certeza que elas estão funcionando corretamente. Se a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas for importante para o seu caso, use uma opção que não ignore essa diferença.

Um bom playground para você testar suas regex antes de sair colocando dentro do seu site, e o regexr.com que além de ser um lugar de testes é ums excelente fonte de conteúdo para aprender mais sobre regex. #ficadica

É importante lembrar que o Google Analytics 4 executa as regras de criação e modificação de eventos diretamente no navegador. Por isso, algumas expressões regulares inválidas podem impactar negativamente o desempenho do site.

A implementação de regex no JavaScript usa backtracking para tentar todas as possíveis execuções ao avaliar uma string. Expressões regulares complexas ou mal escritas podem causar problemas significativos em alguns navegadores, levando a problemas no site ou até mesmo travamentos do computador. Isso pode acontecer tanto por causa do regex utilizado nas suas regras de criação/modificação de eventos quanto pelas strings que essas regras estão avaliando.

Para evitar problemas, é recomendado seguir essas melhores práticas:

  1. Use outros operadores antes de recorrer a regex: Antes de usar regex, tente usar outros operadores, como correspondência exata ou contém. Isso pode ser mais simples e eficiente para muitos casos.

  2. Teste suas expressões regulares: Faça testes com suas expressões regulares para ter certeza que elas estão funcionando corretamente. Isso ajuda a evitar problemas de desempenho e garante que os dados coletados sejam precisos.

  3. Use quantificadores com moderação: Quantificadores como * e + podem causar problemas de desempenho se usados em excesso. Use-os com moderação e defina um limite máximo de repetições esperadas.

  4. Especifique a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas: Se a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas for importante para o seu caso, use uma opção que não ignore essa diferença.

  5. Evite o uso de caracteres curinga: Caracteres curinga como . ou * podem ser úteis em algumas situações, mas podem aumentar significativamente o tempo de execução. Evite usá-los a menos que seja absolutamente necessário.

  6. Evite grupos aninhados: Grupos aninhados podem ser úteis em algumas situações, mas podem tornar a expressão regular muito complexa e aumentar o tempo de execução. Evite usá-los a menos que seja absolutamente necessário.

  7. Use classes de caracteres: Classes de caracteres, como [0-9] ou [a-zA-Z], podem ser úteis para limitar a correspondência a um conjunto específico de caracteres. Use-as sempre que possível.

  8. Use âncoras: Âncoras, como ^ e $, podem ser úteis para garantir que a correspondência comece ou termine em um ponto específico. Use-as sempre que possível.

  9. Otimize suas expressões regulares: Se sua expressão regular estiver causando problemas de desempenho, tente otimizá-la para torná-la mais eficiente. Remova partes desnecessárias e simplifique a expressão sempre que possível.

  10. Evite usar expressões regulares complexas: Expressões regulares complexas podem ser úteis em algumas situações, mas podem aumentar significativamente o tempo de execução e prejudicar o desempenho do site. Evite usá-las a menos que seja absolutamente necessário.

Notícias de Digital Analytics para quem não tem tempo de ler notícias.
Junte-se a turma de 9000 leitores ativos

Métricas Boss: © 2021 - Versão 4.0 - Web Analytics é mais que um gráfico bonitinho!

WhatsApp