O que faz um analista de Web Analytics? - Métricas Boss

Afinal de contas o que faz um analista de web-analytics ou métricas?

Confuso-homem-simples-nacional-minha-empresa-entra

A área de web-analytics por si só já é muito nova no mercado. Como mencionamos em nosso post “Analytics é mais do que um gráfico bonitinho” as empresas até pouco tempo deixavam analistas e equipes acumularem também a função de web-analytics, porém as empresas começaram e enxergar o potencial desta área.

O analista de web-analytics vai muito além do que normalmente achamos, ele não é responsável apenas pelo google-analytics e os números que ali aparecem. Ele é responsável também por gerenciar os dados do site como um todo, informações de vendas, como meios e pagamento, aprovação de pedidos, itens mais vendidos por canal. É responsabilidade do analista saber qual a taxa de aprovação de vendas das campanhas de marketing, qual a forma de pagamento mais utilizada pelas pessoas que acessam o site vindo do google / organic.

Lógico que para o analista de Web Analytics saber todas essas informações, ele necessita que a plataforma de ecommerce possa extrair esses dados e com os outros dados puxados da ferramenta de Web Analytics ele possa compilar as informações em seu poderoso aliado o EXCEL! rs

Um analista de Web Analytics ou métricas, realiza algumas funções muito importantes dos sites e negócios como um todo. Algumas funções que o profissional de Web Analytics é responsável são:

  • Acompanhar o desempenho das campanhas e acessos do site através das ferramentas de Web Analytics;
  • Analisar constantemente o desempenho das visitas, conversão, vendas e campanhas de marketing;
  • Analisar dados do site e a partir deles ter insights para melhoria constante;
  • Elaborar relatórios de acessos e desempenho;
  • Mensurar cohorts, life time value e payback de cada canal de marketing;
  • Analisar a experiência do usuário no site;
  • Mensurar a verba de marketing por canal, calculando projeção de ROI;
  • Analisar constantemente as metas do site por canal, informando a área de marketing para cumprimento de metas;
  • Criar alertas na ferramenta de Web Analytics para monitoramento de erros no site.

O profissional de Web Analytics lida com todas as áreas de um site e o mesmo deve ser um profissional que além de entender de dados, precisa ser criativo, entender dos canais de marketing e de usabilidade.

É extremamente necessário que o analista entenda dos canais de marketing, pois com os dados da ferramenta de Web Analytics, metas e dados sobre os canais, o mesmo conseguirá entender os motivos da meta estar sendo alcançada ou não e é esse profissional que precisa junto com a área de marketing identificar os pontos e melhorar cada vez mais.

A área de Web Analytics esta em seu melhor momento, com as empresas de pequeno, médio e grande porte reconhecendo a importância dessa área, montando equipe e contratando agências.

Agora que já conhece o que o analista de Web Analytics faz, concorda com a necessidade de ter essa área em seu site?