Segmento Avançado no Google Analytics

O que são segmentos?

A primeira coisa que precisamos aprender é o que são segmentos. Os segmentos no Google Analytics nada mais são do que um subconjunto de dados do GA.

Esses subconjuntos nada mais são do que as métricas e dimensões que temos na ferramenta. Hoje se você abrir o seu Google Analytics, vai encontrar o segmento “Todos os Usuários”, ou seja, o somatório de todos os subconjuntos de dados dos usuários que acessaram o seu site.

Segmentos Avançados no Google Analytics

O segmento aparecerá sempre no topo da tela e por padrão sempre será “Todos os Usuários”.

O que são os Segmentos Avançados?

O Google Analytics permite que sejam criados outros tipos de segmentos de clientes que não somente o “Todos os Usuários” e esses segmentos são definidos por Dimensões, como:

  • Demográfico;
  • Geográfico;
  • Origens de Tráfego;
  • Dispositivos;

E muito mais!

Benefícios da Segmentação Avançada do Google Analytics:

A Segmentação avançada permite a você dividir todos os dados de visitante do Google Analytics em blocos gerenciáveis.

Selecione um dos segmentos personalizados predefinidos ou crie seu próprio facilmente.

Aplique um segmento a todo o tráfego passado para que você possa mergulhar nos dados e obter informações importantes a fim de melhorar suas campanhas e experiências on-line futuras.

Como criar os Segmentos Avançados?

Por incrível que pareça, criar os segmentos avançados é bem simples e é igual ao processo de criação de uma lista de remarketing por exemplo.

Vamos criar abaixo 2 segmentos:

  1. Acesso Mobile COM Conversão;
  2. Acesso Mobile SEM Conversão;

O intuito desses 2 segmentos é de analisar em todos os relatórios do Google Analytics a diferença entre usuários que convertem e usuários que não convertem através do mobile.

Com a criação desses 2, temos acesso a TODO o relatório do GA filtrado apenas pelos segmentos que criamos.

Segmento Avançado - Acesso Mobile COM Conversão

1 - Clique em Adicionar Segmento:

Segmentos Avançados no Google Analytics

2 - Clique em Novo Segmento:

Segmentos Avançados no Google Analytics

Na tela de novo segmento, você pode ver que existe a opção de importar um segmento já pronto. Esses segmentos, só aparecem para você se você tiver criado, caso contrário só aparecerão os segmentos padrões do GA.

3 - Clique em Tecnologia e depois em Categoria do Dispositivo

Segmentos Avançados no Google Analytics

Em categoria do dispositivo, você vai escrever mobile e depois vai seguir para o passo 4.



4 - Clique em condições na aba da esquerda:

Segmentos Avançados no Google Analytics

Dentro da área condições, clique na caixa escrito “ação do evento” e procure por transações, e coloque “transações igual a 0” conforme a imagem acima.

Pronto, seu segmento de tráfego mobile sem conversão está criado! :)

Para criar o outro segmento, que é o Mobile com conversão, basta seguir os mesmos passos e nas condições trocar “transações igual ou maior que 0”.

Após a criação do segmento avançado, você poderá comparar os 2 segmentos criados em todos os relatórios, como na imagem abaixo:

Segmentos Avançados no Google Analytics

Muito bom o comparativo né? Claro que esse segmento que criamos foi apenas 1 teste para poder exemplificar a criação. Pense nas suas dúvidas e no comportamento das pessoas do seu site, crie um segmento específico para o seu negócio e comece a analisar.

E aí, curtiu criar um Segmento Avançado no Google Analytics?