5 Skills que todo analista de web analytics precisa saber!

Se você quer começar a trabalhar no mercado de web analytics ou se interessa e quer entrar nesse mercado, você precisa saber algumas informações que são MUITO importante para todo analista de web analytics.

Listamos nesse post 5 skills que todo analista de web analytics precisa ter para fazer um bom trabalho e conseguir executar excelentes análises de web analytics.

1 - Google Analytics

É extremamente importante saber desde a implementação até a configuração do Google Analytics.

Dados da Cardinal Path nesse ano de 2016 levantaram que o Google Analytics é a ferramenta de web analytics mais utilizada no mundo, sendo utilizada por 74% de todos os sites que utilizam alguma ferramenta de web analytics.

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Mas como também levantamos aqui na Métricas Boss, a maioria dos sites analisados por nossa ferramenta de auditoria de google analytics, possuem MUITOS erros de configuração e instalação e vão desde erros básicos até erros que somente que entende muito bem da ferramenta conseguirá consertar.

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2 - Web Analytics X Google Analytics

Se você já é leitor assíduo do nosso blog, sabe que eu FALO MUITO ISSO! É muito importante saber que web analytics é uma coisa totalmente diferente de Google Analytics, e se você não sabe isso, vamos te ajudar.

Web Analytics é a análise de dados quantitativos e qualitativos sobre a experiência dos usuários no site. São dados analisados para uma melhora constante do site afim de atingir resultados, ou seja, Web Analytics é a ciência de interpretar os dados e transformá-los em ação.

Google Analytics é a ferramenta de web analytics mais utilizada no mercado, mas como já listamos aqui não é a única ferramenta do mercado.

É MUITO IMPORTANTE SABER ISSO!

3 - Marketing Digital

Ok, este é um termo muito abrangente, mas é exatamente isso que você vai precisar saber!

O analista de web analytics analisará diversos tipos de sites e uma das suas grandes funções e verificar o que esta dando certo ou errado em cada um desses sites.

É totalmente importante ter o conhecimento intermediário das principais estratégias de marketing digital e suas especificidades, logo é importante, muito importante ter o conhecimento de:

  1. Adwords
  2. SEO
  3. Email Marketing
  4. Afiliados
  5. Estratégias de Marketing Digital
  6. Investimentos em Mídia

A mais o cara tem que ser um NINJA então? Não, um NINJA tem que ter um conhecimento além do avançado, o analista de web analytics é um semi ninja e é por isso que o mercado de web analytics é pequeno e possui poucos especialistas. Logo, se quer entrar nesse mercado tão difícil e pouco explorado, você precisa saber essas informações aí acima e muito mais!

4 - Senso de Urgência

Dentro de qualquer ferramenta de web analytics existem vários KPIS e é por isso que temos os 5 passos para transformar dados em ações.

Se o analista não possuir senso de urgência, não saberá que um KPI que precisa ser corrigido ou que mostra que o site esta com problemas precisa de atenção.

É preciso ter senso de urgência e foco, para focar naquele KPI que mais precisa de atenção para se dedicar a entendê-lo, e saber quais os motivos que o fazem estar em ascensão ou queda e o que fazer para manter essa ascensão e o que ocasiona essa queda.

Um dos grandes problemas de qualquer análise de web analytics é você não utilizar a ferramenta como resposta e sim ficar fuçando a ferramenta para encontrar informações e mais informações e isso faz com que suas análises demorem uma quantidade absurda de tempo e talvez não cheguem a lugar nenhum.

FOCO = RESULTADO

5 - Escutar e Aprender

Web Analytics não é algo simples de se explicar para todas as equipes e é um ponto muito importante que qualquer analista de web analytics deve fazer, pois é necessário ter um bom relacionamento com diversas equipes e entender pois uma parte das informações chegam por meios formais, porém outra grande parte chega de forma informal. Por uma conversa de corredor, seja uma reunião relâmpago para discutir um problema feito sem convite entre outras maneiras.

É imprescindível escutar e aprender tudo o que todas as áreas do site ou de clientes tem a dizer, pois todas essas informações são necessárias para que você entenda e anote tudo o que acontece nos sites que possam te ajudar a identificar os cenários positivos e negativos, tudo isso será necessário para entender os comportamento dos dados que você analisa.

Por isso todo analista de web analytics precisa MUITO escutar e aprender sobre os sites que analisa, pois as informações são particulares de cada área. A área de marketing vai te passar as informações de origens de tráfego, conversão, receita, a área de pós venda a taxa de aprovação de cada meio de pagamento, a área de logística o lucro e o custo de cada frete para regiões, a área de TI sobre as complexidades e possibilidades de cada inovação no site, e SIM, você precisa entender tudo isso, para não sugerir informações desnecessárias ou erradas!

Conclusão

Se você leu isso tudo e achou:

– Pô, o cara precisa ser um ninja?

Eu já informei acima, um NINJA sabe MUITO mais do que isso que foi mencionado, mas o analista de web analytics conversa com TODAS as áreas e ajuda na tomada de decisão na maioria dessas áreas.

É muito importante que se tenha uma visão intermediária sobre essas informações dos sites e NÃO, não adianta achar que isso é muito exagero da Métricas Boss não, basta conversar com qualquer analista que você possa conhecer que ele vai te confirmar isso!